Aplicativo de celular para empresas: tudo que você precisa saber para desenvolver um

Desenvolver um aplicativo próprio para a sua empresa traz enorme potencial de alavancagem das vendas e de melhora da interação do público com o seu negócio. Antes de criá-lo, é preciso que a empresa se atente a alguns aspectos importantes que envolvem o uso dessa tecnologia para que ela proporcione o melhor desempenho e traga resultados positivos.

Aplicativo de celular para empresas: tudo que você precisa saber para desenvolver um

Nesse texto, explicaremos a você quais são estes pontos-chave fundamentais que devem ser levados em conta pelos gestores no momento de desenvolver um app voltado para as empresas. Acompanhe!

Mapear o público

Quando a empresa toma a decisão de desenvolver um app personalizado, é muito importante que se façam pesquisas para mapear o público-alvo que fará uso desse recurso. Entendendo quais são as reais demandas dos clientes, os desenvolvedores têm mais chances de fazer com que o app seja mais funcional e prestativo.

Os sistemas operacionais de smartphones mais utilizados são o Android e o iOS. É preciso ter o conhecimento de qual sistema os clientes possuem mais para decidir em qual dos dois o app será desenvolvido, ou se será em ambos simultaneamente. Tanto o Google Analytics, quanto o KissMetrics, são excelentes ferramentas que auxiliam os gestores no mapeamento de público.

Outro aspecto importante é pesquisar apps de outras empresas que sejam do mesmo ramo de atuação que o seu empreendimento e analisar como foram desenvolvidos, qual o público atingido, qual é o design etc. Essas informações te ajudam a aperfeiçoar o app da sua empresa e previnem eventuais contratempos futuros.

Definir o tipo de app

Feita a análise em profundidade do público-alvo e a comparação com apps parecidos de outras empresas, os gestores têm mais base para decidir qual o tipo de aplicação eles querem desenvolver para o empreendimento.

Existem três modalidades usuais de apps: os aplicativos voltados para vendas, os aplicativos de divulgação da marca e os aplicativos que geram receitas. Todos eles possuem especificidades, por isso é importante que se identifique qual tipo se adéqua melhor aos resultados esperados pela empresa.

Contar com equipe especializada

Para criar o app da empresa, é preciso contar com o trabalho de um time especializado em desenvolvimento, com programadores, designers, analista de dados, analistas de qualidade etc. Esses colaboradores precisam estar em sintonia e em constante troca entre si para atingirem os melhores resultados no desenvolvimento do aplicativo.

Se a sua empresa não tiver uma equipe específica para isso, é possível contratar freelancers para essas diferentes áreas ou contar com o serviço de outra empresa que trabalhe com a criação de apps.

Investir no design

A experiência do usuário (UX, em inglês) é o fator essencial do desenvolvimento de qualquer aplicativo. Quando falamos em apps de empresas, sua importância se torna ainda maior. Para garantir o maior nível possível de satisfação das pessoas que utilizarão o aplicativo, o design é um elemento muito importante. É preciso que a interface seja limpa, clara, acessível e intuitiva.

Por isso, ao desenvolver o aplicativo para a empresa, é fundamental que os profissionais se coloquem no lugar do usuário, criando funcionalidades, botões e desenhos de fácil entendimento. A jornada do consumidor no app precisa seguir com fluidez e praticidade.

O CEPEDI é um Centro de Pesquisa voltado para consultoria, treinamento e desenvolvimento de projetos em PD&I. Caso queira esclarecer alguma dúvida, entre em contato conosco pelo telefone ou preencha nosso formulário.

Fontes:

https://www.mobilit.com.br/blog/como-criar-um-app-para-minha-empresa
Top