As tendências de IOT nas Indústrias

A IoT, quando aplicada às indústrias, representa uma tendência no mercado atual, pois através de seu uso, é possível automatizar cada vez mais os processos e aumentar os índices de produtividade e dinamismo da empresa. Com a integração proporcionada por esta tecnologia, portanto, a cadeia de produção se torna mais inteligente e organizada.

Compartilhe esse post

Neste texto, exploraremos em maiores detalhes o conceito de IoT, demonstrando como ela é aplicada no setor industrial e quais as vantagens imediatas que a adoção desta tecnologia traz para as empresas.

O conceito de IoT e IIoT

A sigla da IoT vem do Inglês e significa “Internet of Things”, a “Internet das Coisas”. A ideia central deste conceito é conectar diferentes dispositivos à rede online, criando uma rede de compartilhamento, em tempo real e de maneira rápida. A IoT pode ser adotada em diversos ambientes: hospitais, ambientes domésticos, lugares esportivos etc.

Já a sigla IIoT é um desdobramento do uso da IoT. Em inglês, IIoT significa “Industrial Internet of Things”, ou a “Internet Industrial das Coisas”. Ela é aplicada especificamente nos ambientes industriais, como forma de otimizar significativamente os processos e as operações na cadeia produtiva, aumentando os índices de desempenho das empresas.

Conectividade em tempo real

Uma das principais vantagens que a aplicação da IoT no setor industrial, é a velocidade com que os dados de produção são compartilhados, devido ao nível de conectividade entre os dispositivos. A partir deste recurso, é possível entrar com contato em tempo real os fornecedores da indústria para que eles realizem o controle de qualidade e de uso de seus produtos.

Além disso, com a implementação da IoT, torna-se mais fácil gerenciar o fluxo de entradas e de saídas de materiais e outras formas de capitais, por exemplo, com a geração de relatórios organizados e assertivos que são consultados pela equipe administrativa.

Integração de setores

Mais uma vantagem excelente que o uso da IoT e IIoT traz para o ambiente de indústrias é a integração entre os seus diferentes setores, como a área logística, o contato com os fornecedores, os Recursos Humanos, o Administrativo etc. Com isso, as ações da indústria se tornam mais transparentes e rápidos, fazendo com que o número de operações diminua e que a cadeia de produção se torne mais eficaz.

Diminuição de erros

Outro benefício de se implantar a IoT no processo produtivo industrial é a redução no número de erros ao longo da cadeia, uma vez que as informações são transformadas em inteligência. Isso significa dizer que os dados automatizados permitem aos gestores ter um conhecimento mais apurado em relação a eventuais falhas.

Com a rede de dados padronizada oferecida pela IoT, é possível planejar com maior eficiência as operações produtivas e também assegurar a manutenção do maquinário e dos dispositivos caso algum erro ou defeito técnico aconteça, fazendo com que a empresa ganhe tempo na resolução de problemas.

O CEPEDI é um Centro de Pesquisa voltado para consultoria, treinamento e desenvolvimento de projetos em PD&I. Caso queira esclarecer alguma dúvida, entre em contato conosco pelo telefone ou preencha nosso formulário.

Assine a nossa newsletter

Obtenha atualizações relevantes de inovação

Mais Para explorar

Notícias

CEPEDI obtém certificação nível 3 do SQMMI

Em um esforço contínuo para aprimorar nossos serviços, temos a satisfação de anunciar que o CEPEDI obteve a certificação de nível 3 do SQMMI (Software

Você quer impulsionar o seu negócio?

Fale com um dos nossos agentes de inovação.

Rolar para o topo