Conheça as tecnologias que estão revolucionamento o setor de compras nas indústrias

Os setores de compras das indústrias são estratégicos e extremamente importantes para os resultados financeiros e operacionais de qualquer empreendimento. O uso de tecnologias modernas e integradas tem aprimorado o desempenho deste trabalho. Neste texto, você vai conhecer algumas tecnologias que estão revolucionando o setor de compras das indústrias. Confira!

Compartilhe esse post

Gestores digitais de transação financeira

Apesar de todo o avanço tecnológico já proporcionado pela transformação digital, boa parte das indústrias utilizam papel, planilhas ou soluções digitais ultrapassadas para realizar o gerenciamento de seus recursos financeiros empregados nas compras da empresa.

Soluções digitais atuam para centralizar, sistematizar, simplificar e gerir toda transação feita pela indústria para ações de compra. Isso inclui pagamentos, cotações, requerimentos e outros. Além disso, essa mesma tecnologia também é utilizada para armazenar e gerir recibos e faturas dos bens adquiridos.

Gestão de fornecedores

As tecnologias do setor de compras das indústrias estão sendo empregadas no sentido de tomar cuidado com cada detalhe do processo de aquisição da empresa.

Por isso, as empresas também têm utilizado softwares que oferecem gestão de fornecedores para que seus usuários possam estimar com precisão quais fornecedores são mais seguros, rentáveis, eficientes e completos na oferta de um produto utilizado pela indústria.

Nem sempre o preço é o principal fator a ser analisado. Às vezes, condições especiais de pagamento, cumprimento de padrões operacionais e compliance, qualidades exclusivas de matérias primas e outros fatores podem ser mais relevantes para o setor de compras do que o valor de um produto em si.

Por isso, a tecnologia empregada na gestão de fornecedores pode fazer a diferença para assegurar a qualidade e o desempenho de uma empresa.

Gerenciamento de pedidos

Uma vez que o pedido tenha sido realizado, é preciso acompanhá-lo de perto. A tecnologia também é aliada dos setores de compra ao oferecer sistemas voltados especialmente para desempenhar essa função.

Com estas soluções, o setor de compras pode acompanhar e automatizar os diferentes processos envolvidos na compra por parte da empresa: desde a requisição ao departamento financeiro, a liberação dos valores, o pedido ao fornecedor, a emissão e o recebimento da nota fiscal até a entrega dos produtos e seu devido armazenamento.

Desse modo, nenhuma informação se perde na infinidade de dados gerados pela operação diária de um setor de compras. Com papéis e planilhas, o extravio de informações pode ser responsável por graves prejuízos.

Gerenciamento de contratos

O acompanhamento do status e o ciclo de vida dos contratos firmados pela indústria também podem ser automatizados por meio da tecnologia empregada em sistemas de gestão dos setores de compra das empresas.

Assim, trâmites burocráticos e questões contratuais estarão sempre sob controle da equipe. Além disso, os funcionários do setor de compras também estarão preparados para realizar a renovação ou a nova aquisição de mais produtos à medida que os contratos vão se encerrando.

É economia de tempo, dinheiro, maior faturamento e mais flexibilidade para que os funcionários dediquem esforços a aspectos estratégicos e gerenciais da administração do empreendimento.

Conheça os nossos serviços e entre em contato conosco caso tenha alguma dúvida!

Assine a nossa newsletter

Obtenha atualizações relevantes de inovação

Mais Para explorar

Você quer impulsionar o seu negócio?

Fale com um dos nossos agentes de inovação.

Rolar para o topo