4 fatos que comprovam que toda empresa precisa de um ERP

Fatos que comprovam que toda empresa precisa de um ERP
ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning. Em tradução livre, no português, Sistema de Gestão Empresarial. Com o ERP, a empresa consegue um melhor gerenciamento e integração em seu negócio. Um software que utiliza esse sistema consegue fazer a integração de áreas como vendas, compras, planejamento, recursos humanos e estoque. A ferramenta foi criada para auxiliar empresas que buscavam uma solução centralizada para conectar tecnologias e diminuir os custos, já que elimina a necessidade de tecnologia duplicada.

Compartilhe esse post

O ERP permite que cada departamento tenha o seu sistema e que todos eles se comuniquem entre si. Além disso, a ferramenta permite que informações sejam adicionadas em tempo real. Mas por que essa ferramenta é necessária numa empresa? Confira abaixo três fatos que comprovam que toda empresa precisa de um ERP.

Economia

Os processos automatizados ajudam a diminuir os custos administrativos. Os usuários podem gerenciar as operações ativamente, diminuindo o risco de atraso. Já que os dados ficam em local centralizado, o ERP automatiza os processos. Um usuário pode monitorar várias operações em tempo real, com o máximo de informações disponíveis, o que ajuda com que o processo seja feito com precisão. Ao ter visível todos os processos, quem precisa tomar decisão possui uma visão mais ampla.

Satisfação e competitividade

Ao implementar um ERP, a empresa garante que terá os meios para produzir o produto ideal no momento ideal. Dessa forma, garante a satisfação dos clientes. Por isso, quando o sistema está bem configurado, consegue atender a cada setor e se adaptar à empresa, garantindo maior competitividade no mercado.

Segurança

O ERP garante segurança das informações. O reforço na segurança está no fato de centralizar as informações. Os profissionais de TI não precisam de recursos em vários bancos de dados, mas apenas em um. Além disso, o ERP costuma ficar ligado ao serviço em nuvem. Utilizar a tecnologia em nuvem aumenta ainda mais a segurança, já que deixa os dados em data centers externos e com backup contínuo, criptografia e outros sistemas.

Quando minha empresa precisa?

Apesar de vários benefícios para todas empresas, o ERP deve ser implantado no momento correto. Então, como saber o momento correto? Um indicativo é a baixa produtividade da empresa. Outro indicativo de que é um bom momento para aderir ao sistema é quando a empresa está com grande quantidade de erros de comunicação interna; quando as informações não estão sendo analisadas da forma correta. Quando as informações não estão integradas, os profissionais podem se perder em meio à grande quantidade de dados, misturados em diversos setores. Com o ERP, as informações dos setores ficam integradas.

Ao implementar um sistema ERP, é possível eliminar processos manuais, tarefas redundantes, tempo de resposta aos clientes e fornecedores, custos gerais, além de diminuir o tempo de execução das tarefas. O sistema ainda aumenta a produtividade dos colaboradores e otimiza o fluxo da informação.

Aproveite para acessar os nossos serviços e entre em contato conosco por telefone ou pelo formulário do site para tirar dúvidas sobre ERP e consultoria, treinamento e desenvolvimento de projetos.

Assine a nossa newsletter

Obtenha atualizações relevantes de inovação

Mais Para explorar

Você quer impulsionar o seu negócio?

Fale com um dos nossos agentes de inovação.

Rolar para o topo