Aplicação da metodologia Lean no gerenciamento de projetos industriais

Cada vez mais, é fundamental que os processos industriais sejam geridos por métodos organizados e extremamente eficientes. Só assim haverá o sucesso da empresa e a total satisfação dos clientes, que ganharão com qualidade e velocidade na produção.

Compartilhe esse post

Uma das opções para quem quer otimizar seu negócio é a aplicação da metodologia Lean, que traz uma série de impactos na gestão da indústria e na atuação da equipe de trabalho.

O que é a metodologia Lean

Para começar, é necessário conceituar o que é esta metodologia. Na tradução livre do inglês, Lean significa enxuto, ou magro. E o nome já ajuda a explicar. O processo se baseia no uso das ferramentas que forem estritamente necessárias, sem desperdícios nas ações industriais.

Este modelo começou a ser utilizado na década de 1980, em montadoras de automóveis do Japão. Desde então, muito se estudou sobre esta metodologia, inclusive com produções acadêmicas sobre ela. Com o passar dos anos, muitos passaram a aplicá-la em seus negócios.

Vantagens da metodologia Lean

São várias as vantagens da Lean. A começar pelo fato de se evitar desperdícios, de tempo e dinheiro, como citado acima. Mas toda a gestão é impactada com a aplicação.

  1. Velocidade de produção: sem dúvida, todos os processos industriais se tornam mais rápidos com a utilização da metodologia, já que todos os envolvidos sabem exatamente qual é o próximo passo, considerando que o trabalho é bem estruturado e sem etapas desnecessárias.
  2. Trabalho é pensado com mais qualidade: ao se planejar com base na racionalidade e no baixo desperdício, a empresa faz seus funcionários entenderem melhor o que precisam fazer, já que o trabalho não tem excessos desnecessários. Assim, tudo se torna mais eficaz.
  3. Diminuição de estoques: Produzindo sempre conforme um cronograma enxuto e pensado, diminuem-se consideravelmente os riscos de geração de estoques que acabem encalhando, o que é sempre um problema e que traz perdas grandes ao negócio.

Formas de aplicação da metodologia Lean

Ainda que o conceito seja importante, ele de nada adianta se a aplicação nos processos industriais não for feita da melhor maneira. Sendo assim, o primeiro passo para colocar em prática a metodologia Lean é trabalhar na criação de um plano de negócio que se baseie nos ideais dela. Isso, muitas vezes, pode gerar uma quebra de paradigma na empresa, mas se faz necessário para melhorar a produção.

Hoje em dia, já existem diversas ferramentas para automatizar este processo de organização. E é fundamental que se utilizem métodos eletrônicos, porque só assim haverá a precisão necessária de leitura dos números, parte indispensável para evitar desperdícios. A gestão será completa com softwares que indiquem níveis de estoque, demandas dos clientes, entre outros aspectos.

Saiba mais sobre o assunto

Quer conhecer ainda mais sobre assuntos relacionados à inovação e projetos de desenvolvimento? Então acesse nosso site e confira os serviços que prestamos. Somos um centro de pesquisa focado em treinamento, consultoria e desenvolvimento de projetos ligados à produção de pesquisas e inovação. Estamos à disposição, por telefone ou pelo formulário do site, para tirar quaisquer dúvidas.

Assine a nossa newsletter

Obtenha atualizações relevantes de inovação

Mais Para explorar

Você quer impulsionar o seu negócio?

Fale com um dos nossos agentes de inovação.

Rolar para o topo