Como a metodologia COBIT pode ajudar a sua empresa?

Hoje em dia, a tecnologia da informação (TI) é um setor muito importante para o bom desenvolvimento de basicamente qualquer empresa, e uma boa equipe de TI é indispensável para que um negócio obtenha sucesso.

Como a metodologia COBIT pode ajudar a sua empresa?

A partir disso, é importante que uma equipe de TI conheça bem as ferramentas que existem nesse ramo. Se você quer saber mais sobre uma dessas ferramentas, a metodologia COBIT, continue lendo este artigo.

O que é a tecnologia da informação e qual é a sua importância para uma empresa?

A tecnologia da informação é a combinação de hardware, software e serviços que as pessoas utilizam para gerir, comunicar e partilhar informação. Estar por dentro dos avanços tecnológicos é extremamente importante para as empresas.

A tecnologia configura uma grande ajuda por tornar qualquer atividade mais eficiente, tanto em tempo como em custo, e em uma empresa ela pode ser usada no processamento de pedidos, controle de estoque, recursos humanos, contabilidade e muito mais.

Além dos processos internos, o e-commerce está cada vez mais forte. Mais do que nunca, as pessoas recorrem à internet para fazer compras, operações bancárias e diversas outras atividades. Portanto, saber lidar com a tecnologia e usá-la em favor da sua empresa é essencial, e a metodologia COBIT pode acrescentar de forma positiva à sua equipe de TI.

O que é a metodologia COBIT?

A sigla COBIT significa Control Objectives for Information and Related Technology ou Objetivos de Controle da Informação e Tecnologia Relacionada, em português.

Essa metodologia consiste em uma estrutura criada pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association) para o campo de gestão de TI. Ela foi criada para ser uma ferramenta de apoio aos gestores e permite preencher a lacuna existente entre questões técnicas, riscos de negócio e requisitos de controle da empresa.

A COBIT é uma metodologia que pode ser aplicada a qualquer organização de qualquer setor industrial. A COBIT garante a qualidade, controle e confiabilidade dos sistemas de informação em uma empresa, que é também um dos aspectos mais importante de qualquer negócio na modernidade.

Como a metodologia COBIT pode auxiliar a sua empresa?

Um dos principais benefícios da metodologia COBIT é que ela torna possível o alinhamento estratégico de TI. A COBIT ajuda a alinhar os objetivos de TI de uma empresa com os objetivos estratégicos estabelecidos por ela. Isso é importante principalmente para as organizações maiores, que têm objetivos e estratégias mais complexos.

A COBIT pode ser usada também para implementar padrões de governança de TI em toda uma empresa, de modo a minimizar riscos e estabelecer controles efetivos para qualquer processo importante. Portanto, a COBIT permite um monitoramento e um controle muito mais eficientes. Isso permitirá que você garanta que suas capacidades de TI sejam sempre otimizadas para atender aos requisitos e objetivos exclusivos de sua empresa.

Essas são apenas algumas das muitas vantagens que a metodologia COBIT pode trazer para sua empresa se for incorporada à sua equipe de TI.

Você procura soluções em Tecnologia da Informação para sua empresa?

Se você se interessou pela metodologia COBIT e gostaria de saber mais sobre outras ferramentas da área de tecnologia, acesse o site do CEPEDI e entre em contato com a nossa equipe para esclarecer quaisquer dúvidas.

Top