Por que contratar uma empresa que tenha credenciamento?

O credenciamento de empresas, ainda que de maneira tímida, vem crescendo nos últimos anos. Para quem ainda não sabe, consiste em um sistema por meio do qual determinados órgãos públicos credenciam uma empresa ou organização em sua respectiva área de atuação, para que ela possa fornecer seus serviços ou produtos com qualidade, atendendo, em alguns casos, o interesse público.

Compartilhe esse post

Existem inúmeros benefícios de se contar ou contratar uma empresa que tenha credenciação. Aqui, listamos alguns deles. Confira!

Credenciação e qualidade

Um dos primeiros benefícios é que poderá contar com um serviço ou produto de qualidade, uma vez que a marca, antes ou no decurso do seu processo produtivo, é avaliada pelos órgãos competentes, os quais são responsáveis pela credenciação da empresa.

Por exemplo, o Comitê da Área de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), estabelece alguns critérios para o credenciamento de centros ou institutos de pesquisas ou entidades brasileiras que atuam fornecendo serviços ligadas à sua área de interesse, como, por exemplo:

— Ter como atividade precípua a execução de pesquisa e desenvolvimento, na hipótese dos centros ou institutos de pesquisa;

— Ter laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, montados em instalações físicas da própria instituição, compatíveis com a execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação.

Estrutura de ponta (moderno)

Geralmente, uma empresa que seja terceirizada também conta com uma estrutura de ponta, pois isso costuma ser um dos requisitos a ser avaliado pela entidade ou órgão responsável pelo credenciamento. Faz sentido, uma vez que para oferecer ou fornecer serviços ou produtos de ponta, é essencial contar com uma estrutura moderna, que seja capaz de atender as demandas do mercado com eficiência, otimização e produtividade.

O Comitê da Área de Tecnologia da Informação do órgão que mencionamos exige, por exemplo, a “relação de equipamentos e especificação dos recursos disponíveis nos laboratórios da instituição para realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação”, para realizar o credenciamento. É uma forma de verificar se a empresa realmente conta com os recursos necessários para oferecer um serviço ou produto de alta qualidade.

Recursos humanos qualificado

Comumente, uma empresa credenciada ou que tenha credenciação também precisa dispor de pesquisadores efetivos em seu quadro de colaboradores.

Isso costuma ser uma exigência do órgão ou entidade responsável pelo credenciamento, como assim diz o Comitê da Área de Tecnologia da Informação do MCTIC, é fundamental “ter pesquisadores do quadro efetivo da instituição envolvidos em atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação, com formação compatível”, para que assim a instituição possa atender com eficiência as suas demandas em sua área de atuação.

Como podemos observar, os benefícios de se contar com uma empresa que tenha credenciação são vários, mas o principal entre todos eles é que ela dispõe de uma estrutura de excelência capaz de fornecer serviços ou produtos de alta qualidade.

Ficou alguma dúvida? Em caso de resposta positiva, não deixe de entrar em contato conosco. Será um prazer conversar com você sobre esse assunto, o qual adoramos.

Assine a nossa newsletter

Obtenha atualizações relevantes de inovação

Mais Para explorar

Você quer impulsionar o seu negócio?

Fale com um dos nossos agentes de inovação.

Rolar para o topo