Processos fabris: conheça as soluções de TI para seu planejamento, controle e automação

O mercado está cada vez mais competitivo. Empresas de todos os portes estão, cada vez mais, investindo em soluções mais modernas para seus processos fabris, de modo a torná-los mais eficientes e, ao mesmo tempo, menos custosos.

Compartilhe esse post

Quem não se adapta a essa nova realidade, passa por um grande risco de ser deixado para trás. Mas, felizmente, as respostas para esses problemas estão mais acessíveis do que nunca. Conheça como as soluções de TI podem auxiliar no planejamento, controle e automação dos processos fabris.

Planejamento

Um processo fabril é extremamente complexo, isso significa que o planejamento é ainda mais importante e, ao mesmo tempo, mais difícil de fazer.

Pense bem em todas as tarefas que são necessárias para finalizar um processo, e isso para cada um dos vários que compõem o conjunto. Para que tudo ocorra em ordem, é preciso planejar.

Nesse aspecto, as soluções de TI são extremamente úteis. Elas permitem organizar e distribuir tarefas, ajudando a calcular quanto tempo pode levar um processo, a partir do input de quanto tempo leva cada tarefa. Assim, os gestores podem planejar com mais exatidão cada etapa do processo, para aumentar as chances de que ele seja perfeito.

Controle

o controle é fundamental para garantir que os processos planejados sigam de acordo com o esperado. O problema é que isso raramente acontece. Projetos e processos estão em constante estado de mudança, por conta de diversos fatores internos e externos que interferem na maneira como ele é feito.

Por isso, o controle passa a ser ainda mais importante. As soluções de TI permitem acompanhar todo o fluxo de produção, trazendo informações e relatórios de maneira mais simples, para que o planejamento possa ser corrigido, quando necessário.

Imagina fazer o controle de cada aspecto de um processo fabril sem o auxílio de um software? É inimaginável organizar os procedimentos tão complexos sem uma solução automatizada.

A automação

Nada disso é possível sem a automação de parte dos processos. A evolução da tecnologia permite que as soluções de TI sejam capazes de automatizar diversas partes do todo, seja o controle e o planejamento por meio de maneiras simples de representar o andamento do processo, até a automação de atividades inerentes ao próprio projeto.

As máquinas atuais usam inteligência artificial para automatizar diversas tarefas e garantir mais precisão e volume de produção, com o remanejamento do trabalho humano para outras atividades da empresa.

A automação irá permitir, por exemplo, que os profissionais se foquem mais no cliente ou na inovação, possibilitando o surgimento de novas ideias que irão tornar os processos fabris ainda mais eficientes.

A indústria 4.0

O conceito de indústria 4.0 é a aplicação de soluções de TI para que o planejamento, o controle e a produção sejam cada vez mais eficientes e automatizados.

Softwares e sistemas projetados especificamente para cada indústria ajudam a permitir que cada empresa tenha a solução ideal para o seu setor.

A internet das coisas irá possibilitar que os próprios equipamentos estejam conectados à internet, para enviar informações sobre o seu desempenho.

O Big Data irá coletar diversos dados totalmente crus, e ajudar a processá-los em informação valiosa para as empresas.

Enfim, diversas soluções de TI irão trabalhar em conjunto para que os processos fabris sejam mais eficientes, customizáveis e automatizados. Quer conhecer tudo sobre essas soluções? Então entre em contato conosco para tirar suas dúvidas!

Assine a nossa newsletter

Obtenha atualizações relevantes de inovação

Mais Para explorar

Notícias

CEPEDI obtém certificação nível 3 do SQMMI

Em um esforço contínuo para aprimorar nossos serviços, temos a satisfação de anunciar que o CEPEDI obteve a certificação de nível 3 do SQMMI (Software

Você quer impulsionar o seu negócio?

Fale com um dos nossos agentes de inovação.

Rolar para o topo