Saiba aqui tudo o que você precisa sobre a biblioteca ITIL

Com o desenvolvimento tecnológico, é muito importante que as empresas sejam capazes de acompanhar as novidades tecnológicas para não ficarem desatualizadas no mercado.

Saiba aqui tudo o que você precisa sobre a biblioteca ITIL

Além do fato de que as tecnologias podem ajudar a empresa a realizar um trabalho mais rápido, ágil e eficiente, a popularidade do e-commerce está aumentando e as pessoas cada vez mais recorrem à internet para fazer transições bancárias, fazer compras e outras atividades importantes para a economia e o mercado.

Por isso, é essencial que as empresas possam contar com uma boa equipe de TI, tecnologia da informação, para auxiliar com quaisquer questões tecnológicas que a empresa possa vir a ter.

Para realizar sua função, os técnicos de TI podem contar com diversas ferramentas desse ramo para tornar seu trabalho mais produtivo. Uma dessas ferramentas é a biblioteca ITIL.

Você ficou interessado e quer saber mais sobre a biblioteca ITIL? Então continue lendo esse artigo.

O que é a biblioteca ITIL?

A sigla ITIL significa Information Technology Infrastructure Library. Em português, esse nome significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

A biblioteca ITIL dispõe de recursos referentes às melhores práticas para a prestação de serviços de TI. A biblioteca ITIL passou por várias revisões desde sua criação e atualmente é composta por cinco livros, cada um cobrindo vários processos e questões sobre os serviços de TI.

A abordagem sistemática da ITIL ao gerenciamento de serviços de TI pode ajudar as empresas a gerenciar riscos, fortalecer as relações com clientes, estabelecer práticas econômicas e construir um ambiente de TI estável que permita o crescimento da empresa da forma mais produtiva possível.

Ou seja, percebe-se que esse é um recurso muito didático do qual os profissionais de TI podem fazer uso.

Como surgiu a biblioteca ITIL?

A sigla ITIL foi usada pela primeira vez nos anos 80 pela Central Computer and Telecommunications Agency (CCTA) do governo britânico, para se referir a um compilado de documentos com as melhores práticas em gestão de serviços de TI que foi impresso para distribuição.

Conforme essa ferramenta foi usada ao longo dos anos, ela foi crescendo, se desenvolvendo e se aprimorando até se tornar o que é hoje.

Como a biblioteca ITIL pode ajudar a sua empresa?

A biblioteca ITIL conta uma eficiente estrutura para identificar, planejar, fornecer e suportar serviços de TI que podem ser adaptados e aplicados a todos os ambientes empresariais e organizacionais. A biblioteca ITIL concentra-se na resolução de problemas de negócios, em vez de apenas melhorar as capacidades de TI.

Entre os benefícios da biblioteca ITIL, pode-se citar a capacidade de gerenciamento de riscos de negócios e evitar a interrupção ou falha nos serviços e o desenvolvimento de relações mais positivas com os clientes, uma vez que essa biblioteca possibilita a prestação de serviços mais eficientes.

Além disso, a biblioteca de ITIL também é capaz de melhorar a utilização de recursos da empresa e, dessa forma, reduzir os custos. A biblioteca de ITIL possibilita um ambiente de serviço mais estável, de maneira a resistir melhor a mudanças de negócio constantes.

Você procura soluções na área de tecnologia?

Se você ficou interessado pela biblioteca ITIL e gostaria de ter auxílio na área de TI, entre em contato conosco! Nós temos soluções sobre medida para atender a sua empresa.

Top