Saiba como adaptar sua linha de produção a indústria 4.0

A Indústria 4.0 não é mais tendência, é realidade. Os investimentos nestas tecnologias são essenciais para se manter competitivo no mercado com processos mais eficientes e utilizando menos recursos como tempo, dinheiro, matéria-prima e mão de obra. A adaptação da linha de produção às tecnologias da Indústria 4.0 é o único caminho das indústrias.

Compartilhe esse post

Veja como planejar essa adaptação para que você invista em pontos certos e com as tecnologias adequadas.

Identifique os processos mais urgentes

O segredo está não só em ter conhecimento de quais tecnologias envolvem a Indústria 4.0, mas também saber onde dentro da sua linha de produção esse investimento trará mais benefícios para a empresa. Por isso, o primeiro passo é fazer uma análise de todo o seu processo de produção, encontrar gaps de melhoria e definir qual tecnologia é mais bem aplicada para gerar mais resultados.

Aproveite o que você já possui na fábrica

Os investimentos na Indústria 4.0 não consistem em iniciar uma nova fábrica do zero. Isso é inviável e muito custoso. Por isso, o segundo passo é você analisar as máquinas que você já possui no chão de fábrica e ver a possibilidade de inserir novos programas que adicionem conectividade a elas para iniciar o processo de coleta de dados.

Conectividade em primeiro lugar

Não existe fábrica 4.0 se não houver conectividade. Por isso, é esse o primeiro passo para essa transformação. É importante integrar as máquinas, os programas, as ferramentas, a gestão, as vendas e os pontos de contato com o cliente. A conectividade ajuda os gestores identificar onde estão as falhas, e a integração de informação e dados torna todo o processo desde o chão de fábrica até a gerência, mais eficiente.

Acompanhe os resultados e planeje novos investimentos

Medir e acompanhar os resultados são essenciais para sempre estar em constantes melhorias. Observar os retornos dos investimentos é a etapa que garantirá que a empresa tomou as decisões corretas.

A redução de custos e o aumento de produtividade são os dois dos principais objetivos da Indústria 4.0.

Você está precisando de um suporte para analisar, planejar e implementar as tecnologias da Indústria 4.0 na sua fábrica? Então entre em contato com o nosso time de especialistas e vamos juntos transformar o seu chão de fábrica conectado, automatizado e rastreável. Conheça a seguir as principais tecnologias que podem ser aplicadas.

Tecnologias da indústria 4.0

Nem todas as tecnologias são indicadas para todas as fábricas. Cada realidade exige investimentos diferenciados. Para lhe ajudar nesta escolha, conheça abaixo as tecnologias da Indústria 4.0 que podem ser combinadas com o chão de fábrica para produzir mais utilizando menos recursos:

• Rastreabilidade;

• Realidade Aumentada;

• Nuvens de Dados;

• Criptografia Avançada;

• Big Data Analytics;

• Simulação;

• Visão Artificial;

• Internet das Coisas;

• Cyber Physical System;

• Manufatura Aditiva;

• Robô Colaborativo.

Não deixe que a falta de conhecimento, experiência e qualificação na área aumente os custos da implementação dessas tecnologias. Contrate agora uma consultoria para fazer o desenvolvimento do seu projeto para transformar a sua fábrica na versão 4.0. Entre em contato conosco clicando aqui.

Assine a nossa newsletter

Obtenha atualizações relevantes de inovação

Mais Para explorar

Você quer impulsionar o seu negócio?

Fale com um dos nossos agentes de inovação.

Rolar para o topo