Workflow, aprenda a organizar seu fluxo de trabalho

O termo workflow nada mais é do que, em tradução literal, fluxo de trabalho. Esse termo toma conta dos estudos de gestores em relação à forma de como o trabalho é realizado nas empresas. A necessidade de explorar esse tipo de conceito e também colocar em prática é justamente para adaptar a empresa a produzir mais e melhor com a sua equipe.

Compartilhe esse post

Então, para que seja possível organizar o workflow da empresa, é preciso colocar algumas ações em prática, que parecem simples, mas que geram um resultado significativo para todos. Podemos aplicar essas ações para organizar os processos de uma empresa, bem como organizar as atividades em volta de um projeto específico.

Faça uma análise dos processos internos

Primeiro, faça uma relação de todos os processos internos de sua empresa. A sua prestação de serviço tem um início, meio e fim, por isso, é importante fazer uma lista de cada etapa e das pessoas que as realizam.

É interessante também ver aquelas ações que dependem de outras para serem efetivadas. Isso ajuda a fazer um panorama geral e também mais específico do fluxo de trabalho.

Veja os recursos disponíveis

Para realização do trabalho, há uma série de recursos necessários, seja de pessoas, ferramentas, materiais, além do próprio tempo disponível. Veja tudo o que é necessário para fazer o trabalho e pense sobre a eficiência de cada um, tempo, pessoas, material e também capital necessário.

Por exemplo, se há constante problema em um sistema, ou uma máquina, pode ser que muito tempo de trabalho seja perdido, comprometendo, assim, todo o fluxo.

Faça a delegação correta das atividades

A partir das análises que já mencionamos, você consegue fazer um panorama das atividades da empresa e de quem faz cada uma delas. Aproveite para ver se há a divisão correta de atividades entre os membros da equipe.

Além disso, eleja também os responsáveis de cada setor, por exemplo, pois isso faz os projetos terem um responsável que possa coordenar o fluxo de trabalho dos demais colaboradores.

Use os resultados para buscar constante melhora

Depois de tudo isso, ainda que o fluxo de trabalho esteja melhor ajustado, é bom que o gestor tenha atenção em relação aos resultados obtidos. Essas informações podem colaborar para ajustar pequenos erros futuramente.

Desse modo, será mais simples corrigir erros e manter a produção com mais qualidade e mais agilizada. Promover adaptações é algo que é feito aos poucos, buscando uma melhora constante.

Essas são as dicas ideias para que você aprenda a organizar o seu workflow. Seja qual for a área da empresa, organizar o fluxo de trabalho é primordial para melhor aproveitamento de todos os recursos, sejam eles humanos ou não. Por isso, procure seguir as dicas para tornar a sua empresa mais eficiente.

De início serão grandes mudanças, porém, a partir disso, será mais simples apenas manter a qualidade de todos os processos internos e fazer as adequações necessárias.

Gostou? Entre em contato com um dos nossos especialistas, nós temos solução certa para melhorar seus processos produtivos, de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Basta entrar em contato conosco por telefone ou por meio do formulário em nosso site.

Assine a nossa newsletter

Obtenha atualizações relevantes de inovação

Mais Para explorar

Notícias

CEPEDI obtém certificação nível 3 do SQMMI

Em um esforço contínuo para aprimorar nossos serviços, temos a satisfação de anunciar que o CEPEDI obteve a certificação de nível 3 do SQMMI (Software

Você quer impulsionar o seu negócio?

Fale com um dos nossos agentes de inovação.

Rolar para o topo